Que o RPG de Mesa é uma excelente ferramenta, tanto para o desenvolvimento pessoal quanto de inclusão social todos nós sabemos. Porém de uns tempos para cá uma modalidade do RPG tem se destacado, o RPG de Mesa Online.
Antes de começarmos a fundo no artigo, uma breve história. Eu sou nascido na década de 80 e conheci o RPG de Mesa na década de 90, e sabe o que aconteceu? Quase nada.
Fiquei muito tempo procurando pessoas para jogar, era muito difícil nessa época montar uma mesa fechada, consistente. Bom, pelo menos comigo foi assim. Hoje conheço muitas pessoas da mesma época que conseguiram jogar muito, uma grande sorte.
Há uns dois anos atrás, estava eu há algum tempo sem jogar uma mesa de RPG quando então decidi me aventurar no tal RPG de Mesa Online, consegui então uma mesa, conheci bons amigos que levo até hoje e joguei algumas partidas.
Me senti aliviado de ter conseguido jogar e então percebi que era sim, uma excelente forma de muitos conhecerem o Hobby.
Enfim, a pandemia chegou e o isolamento social fez com que ficássemos em casa, e aí então, o RPG de Mesa Online estourou. Roll 20, Fantasy Grounds, posteriormente o Foundry, Firecast, Talespire. Muitos VTTs, os chamados virtual tabletops ficaram conhecidos.

Conhecendo o RPG de forma Online
Eu me deparei esses dias com um adolescente jogando sua mesa presencial pela primeira vez, o mestre era um amigo que também conheci de forma online.
Hoje a entrada no mundo do RPG de forma online é uma realidade e é estrondoso o número de pessoas que conhecem o jogo mas nunca jogaram uma mesa presencial.
Sabemos que pode ser um pouco contraditório se jogar de forma online uma vez que o jogo foi desenvilvido para a forma presencial, porém vivemos em uma época onde a modalidade online do RPG se faz extremamente necessária.
Vamos agora ver até onde e o quão tecnológico isso vai ficar.